Totvs cria solução para mercado de beleza e estética

Se existe um segmento à prova de crise é o da beleza. Segundo o Sebrae, em 2016, o Brasil contabilizou mais de 600 mil salões – para se ter uma ideia em 2012 eram 155 mil. A resposta para um setor ser tão expressivo é simples: ninguém abre mão de cuidar do visual, mesmo com menos dinheiro no bolso. Outro ponto que impulsionou esse aumento foi a instabilidade econômica que fez muita gente perder o emprego e ver no empreendedorismo uma forma de voltar ao mercado de trabalho. Ciente do potencial desse setor, a Totvs apresenta o Bemacash Beleza & Estética, solução formada por software e hardware.

A novidade foi desenvolvida para solucionar dois velhos problemas do segmento, o uso da comanda de papel e planilhas para controlar serviços e a falta de dados completos sobre os clientes para criar estratégia de fidelização. O Bemacash Beleza & Estética auxilia salões de beleza, barbearias, clínicas estéticas e spas a administrarem o negócio com mais eficiência e a aumentarem a lucratividade. Para criá-lo, a Totvs, levou em consideração a pesquisa realizada pelo seu laboratório de user experience, o UX Labs, que entendeu diretamente com quem trabalha no setor quais eram as suas reais necessidades e como a tecnologia podia ajudar.

Com interface simples e intuitiva, a ferramenta traz funcionalidades criadas especificamente para atender as atividades do mercado da beleza. Por exemplo, quando o cliente chega ao local, o sistema busca as informações inseridas na hora do agendamento e gera a comanda para o atendimento, indicando o procedimento solicitado e o profissional que o fará. A agenda digital também faz a distribuição automática de comissões aos profissionais, sugere encaixes, bloqueia horários e filtra os agendamentos por profissionais e grupos de serviço.

Já a funcionalidade de administração de comandas permite controlar as ordens de serviço que foram abertas no dia e ainda não foram pagas, as iniciadas em dias anteriores e que não foram quitadas e as que estão em aberto há mais de 30 dias. Outro destaque é a gestão de estoque, que indica quais produtos estão armazenados e alerta quando é a hora certa para comprar mais.

Na área de serviços, o sistema cadastra as atividades que o salão realiza, o tempo estimado para cada procedimento, valores propostos, os profissionais que realizam os serviços e a comissão de cada um. Como é comum no mercado a remuneração comissionada, o Bemacash Beleza & Estética calcula automaticamente qual a porcentagem que deve ser paga a cada pessoa – dono do salão e manicure, por exemplo. O software permite, ainda, criar um cadastro completo dos clientes e fornecedores.

Para administração do empreendedor, além de fazer o registro de serviços e produtos, a solução define quais profissionais são capacitados para cada serviço, comissões e valores. Os relatórios também auxiliam na gestão, apontando dados sobre a lucratividade como ticket médio, faturamento por profissional e ranking de serviços. Há ainda um dashboard do fluxo financeiro, extrato e pagamento de profissionais e alertas de vencimento de contas.

Como o Bemacash funciona na nuvem, ao adquirir a solução, não é necessário investir em infraestrutura de tecnologia para ter acesso a todos os benefícios que a mobilidade proporciona. O gestor tem o controle de tudo, em tempo real, em qualquer lugar usando o computador, tablet ou celular. Além disso, a contratação é por meio de uma mensalidade acessível e contempla suporte técnico especializado.

“O mercado de beleza segue crescendo, mas a falta de controle e processos automatizados compromete a rentabilidade. A Totvs entendeu que a tecnologia é um caminho possível para ajudar. A maioria dos empreendedores atende e gerencia o próprio negócio e ter esse apoio tecnológico é um diferencial que ajuda a aumentar a competitividade”, afirma Eros Jantsch, vice-presidente de Micro e Pequenos Negócios da Totvs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *