Depois que o long bob caiu no gosto feminino, mulheres com todos os tipos de cabelo querem apostar no corte que oscila entre o curto, na altura das bochechas, e o médio, no pescoço. Apesar dos cachos serem muitos charmosos, deve-se observar o grau de ondulação, pois ao cortá-los, o mesmo encolhe e pode resultar em um tamanho com volume desagradável. Para que isso não aconteça, profissionais de beleza recomendam cortar os fios quando estiverem secos. Dessa forma será possível ver o caimento que melhor ornará com o seu tipo de cacho.
CORTE ASSIMÉTRICO NA ALTURA DO QUEIXO
O formato nem tão curto, na altura do maxilar, ajuda a rejuvenescer e ainda pode ter lados desiguais para criar um efeito moderno. Esse corte é indicado principalmente para cabelos finos e cachos mais soltos. “Como mostra parte do pescoço, também ajuda a alongar a silhueta”, explica.
Esse estilo é o atualmente usado pela atriz Letícia Sabatella no papel de Verônica, na novela “Sangue Bom”. Conhecido como chanel assimétrico, o corte tem base reta abaixo das orelhas e termina desconectado nas pontas para que os cachos ganhem movimento. O charme deste look fica por conta da lateral mais comprida.
CAMADAS PARA CABELOS COM CACHOS FECHADOS
Os cabelos grossos e com cachos mais fechados pedem leves camadas no comprimento, mas a base se mantém inteira. “As camadas sutis deixaram os fios mais pesados, o que é necessário para domar o volume e não deixar os cabelos armados.”
O repicado também pode ser reproduzido com camadas de diferentes alturas, como o corte usado por Maria Flor. “Esse feitio tem a base inteira, é mais curto na parte de trás, desfiado em cima e com camadas de diferentes tamanhos no comprimento”, explica a profissional. O repicado na parte da frente é usado para dar volume ao corte geralmente feito em cabelos finos. Recomenda-se usar tesoura em vez de navalha, para promover um melhor caimento às pontas. Outra característica do repicado é a possibilidade de mudar completamente o visual, sem precisar mexer no comprimento dos fios.
LONG BOB CURTO E ARREDONDADO
O estilo long bob que tem feito sucesso no visual de Sophie Charlotte, consiste em um chanel com o corte mais arredondado. Outro bom exemplo dessa escolha era o corte usado por Camila Pitanga em “Insensato Coração”. O arredondado ajuda a controlar o volume com sofisticação.
BASE RETA E ALTURA DO PESCOÇO
O corte reto e acima dos ombros como o de Patricia Pillar, são recomendados para as mulheres de meia idade que desejam atualizar o look com um ar sóbrio e ao mesmo tempo moderno. Adriana indica esse corte para as que possuem fios mais finos e querem deixá-los com volume disciplinado. A cantora Rita Ora também investe nesse comprimento, porém com os fios um pouco mais repicados na frente.
MOUSSE E DIFUSOR PARA ARRUMAR OS FIOS
Para encorpar os fios e facilitar a preparação, recomenda-se o auxílio de um mousse modelador. Aplique o produto nos fios úmidos ou secos e dê leves amassadas como preferir. O difusor é a melhor ferramenta para auxiliar a modelagem de cachos. Para garantir uma textura ainda mais definida, use o babyliss na vertical apenas no comprimento e deixe as pontas de fora – para criar cachos texturizados nas mechas ao redor do rosto.