Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Previous
Next

Quanto tempo demora para recuperar cabelo elástico?

Saiba o que fazer para recuperar a saúde de um cabelo elástico

Enquanto o cabelo ressecado tem escamas abertas (o que provoca opacidade, já que os fios não refletem a luz) e tende a embaraçar mais do que o comum, o elástico teve sua estrutura alterada. Além do efeito chiclete, quando o cabelo encolhe depois de esticado, os fios ficam extremamente finos e podem quebrar facilmente com apenas a fricção de uma escova.

Geralmente, o efeito elástico aparece após um tratamento químico muito forte, como uma descoloração total dos fios, ou quando há uma incompatibilidade química entre alisamentos – quando ele é feito com amônia e opta-se por hidróxido de guanidina em uma segunda vez, por exemplo. O resultado é um cabelo frágil e fino devido à perda de queratina, proteína e pigmento.

Quando os fios estão ressecados, finos e muito frágeis, o motivo pode ser a perda da elasticidade natural. O chamado “cabelo elástico” – efeito emborrachado que faz com que o fio estique e não volte ao tamanho original, acabando até por quebrar – ocorre por conta do uso de procedimentos químicos sem um intervalo adequado, o que faz com que a fibra capilar acabe danificada, porosa e com maior facilidade de quebra. Mas, para a alegria de quem está lidando com o problema, é possível recuperar as madeixas recorrendo a alguns tratamentos específicos. Saiba mais detalhes!

TESTE SIMPLES AJUDA A IDENTIFICAR SE O CABELO ESTÁ ELÁSTICO 

Para saber se o seu cabelo está elástico, além de observar a alteração em sua textura, vale recorrer a um teste prático para ter certeza.

É bem simples: como é mais fácil identificar o problema nos fios úmidos, molhe-os antes de tudo; depois, separe uma mecha qualquer e estique – se ela não voltar ao tamanho original e “encolher”, franzida como um elástico molhado, é preciso resolver o problema.

PROCEDIMENTOS QUÍMICOS DEVEM SER INTERROMPIDOS ATÉ O CABELO SE RECUPERAR

Depois de fazer o teste e descobrir que seu cabelo está com elasticidade em excesso, é preciso começar a tomar alguns cuidados específicos para recuperar a fibra capilar. Mas, antes de tudo, o mais importante é parar com os procedimentos químicos, sejam eles para alterar a textura – como alisamentos, relaxamentos e permanentes – ou para mudar a cor dos fios.

Como as madeixas ficam superfrágeis quando têm a elasticidade natural comprometida, o uso de químicas pode enfraquecê-las ainda mais –causando cortes químicos, quebra e prejudicando sua textura a um ponto que apenas um bom corte será capaz de resolver.

Além disso, outra dica importante é suspender ou diminuir o uso de chapinha e secador nesse período para que o calor liberado pelos aparelhos não enfraqueça ainda mais o cabelo e diminua a pouca hidratação que ele ainda consegue manter.

CRONOGRAMA CAPILAR É INDISPENSÁVEL PARA RECUPERAR OS FIOS ELÁSTICOS

Quando se fala em recuperar a estrutura de um cabelo, a reconstrução com produtos ricos em queratina é o primeiro tratamento que vem à cabeça. No entanto, ela não deve ser a única: para resolver o problema, também é muito importante investir em hidratações e nutrições para que o fio recupere a água e os lipídios que acabou perdendo.

Por causa disso, para organizar todos os tratamentos necessários, a melhor opção é apostar em um cronograma capilar: rotina de cuidados que combina hidratação, nutrição e reconstrução por três dias na semana durante um mês, podendo sempre ser repetida desde o início após o fim do calendário.

RECONSTRUÇÃO É O TRATAMENTO MAIS IMPORTANTE E DEVE SER DIMINUÍDA GRADATIVAMENTE

Na hora de organizar seu o calendário do cronograma capilar, você precisa levar em conta qual a reconstrução deve ser feita com mais frequência que o normal por causa do efeito elástico. Ela é o cuidado mais importante para resolver o problema – fortalecendo e encorpando os fios novamente – e deve sempre ser feita depois da hidratação e da nutrição semanal.

O correto é aplicar uma máscara reconstrutora – de preferência, rica em queratina – de 15 em 15 dias; mas, em casos muito extremos, está liberado fazer esse tratamento semanalmente até que o cabelo fique forte e saudável novamente. Depois, quando chegar a hora de retomar o calendário do início e as madeixas já estiverem se recuperando, é importante diminuir a frequência para evitar a sobrecarga de queratina: quem estava fazendo o tratamento semanalmente deve adotar uma rotina quinzenal, enquanto quem usava de 15 em 15 dias pode aplicar o produto reconstrutor uma vez ao mês.

SIGA OS MODELOS DE TABELA PARA CUIDAR DOS FIOS E ELIMINAR O ASPECTO EMBORRACHADO

1 – Cronograma para cabelo elástico em estado crítico:

1ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

2ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

3ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

4ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

2 – Cronograma para cabelo elástico:

1ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

2ª semana: nutrição – hidratação – nutrição

3ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

4ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

3 – Cronograma para o cabelo quase recuperado ou já saudável: 

1ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

2ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

3ª semana: hidratação – hidratação – reconstrução

4ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

Dica extra:

Como cuidar

O primeiro passo é repor a massa perdida, deixando o cabelo mais rígido e encorpado. Procure por produtos, do xampu ao leave-in, com queratina e aminoácidos na fórmula e use-os em todas as lavagens até sentir o cabelo mais grosso (não se preocupe se ele ainda não estiver macio). Também é preciso ter bastante cuidado na hora de desembaraçar: use um pente de dentes largos e sempre comece pelas pontas.

O cabelo já está encorpado? Agora é hora de devolver nutrição e maciez. Hidrate pelo menos uma vez por semana com cosméticos à base de óleos como argan, macadâmia e ojon e que tenham pH ácido, ideal para fechar as escamas dos fios. Em situações emergenciais (e apenas nelas!), é possível recorrer ao vinagre, que também deixa as escamas uniformes por causa da acidez: deixe agir 5 minutos e retire com água corrente. A frequência de hidratações pode diminuir à medida que o cabelo vai se recuperando.

Fontes: claudia.abril.com.br, belezaextraordinaria.com.br

Mais populares: