Pensou que era só o cabelo que precisava de cuidados? Nada disso! A barba e o bigode, que se tornaram praticamente um “acessório” para a ala masculina, também merecem atenção se o objetivo é manter uma aparência bacana. Se você ainda tem dúvidas de como cuidar, chega mais para conferir as melhores dicas de cuidados com a barba e bigode.
Cuidados com a barba e bigode: anote as dicas!
1. Barba e bigode sequinhos e limpos
Para que a barba e o bigode cresçam saudáveis e de maneira uniforme, você deve cuidar muito bem dessa região da pele. Como? Mantendo-a limpa e hidratada. Por ora, vamos focar na etapa de limpeza: comece escolhendo um sabonete específico para o seu tipo de pele: oleosa, mista, normal ou seca.
Shampoo Clear Men Controle e Alívio da Coceira
Você também pode investir em shampoos e condicionadores específicos para barba – essa última categoria vai proporcionar a maciez que os pelos precisam! Depois do banho, seque muito bem para evitar umidade na região e impedir a proliferação de fungos.
2. Esfoliação
Além de remover as células mortas, usar um esfoliante na região da barba e do bigode evita pelos encravados, foliculite e até mesmo espinhas que podem surgir na região, por conta da oleosidade concentrada. A dica é repetir o processo duas vezes por semana.
3. Fazendo a barba do jeito certo
Para manter tudo no seu devido lugar, você precisa de alguns itens básicos, como navalha ou lâmina de barbear, máquina, tesoura de cabelo, sabonete e pente. Com esses itens em mãos, lembre-se de aparar os fios com uma boa frequência.

Barbas de comprimento curto ou médio
- Comece pelas maçãs do rosto. Raspe essa área com movimentos semicirculares da têmpora até a linha lateral da boca – isso fará com que sua barba fique limpa e bem cuidada.
- Limpe a parte inferior do pomo de adão, aquela proeminência logo abaixo da garganta.
- Use o pente para desembaraçar. Se sua barba for ondulada, estique-a para verificar quais partes do cabelo precisam ser cortadas. Isso pode ser feito com a máquina de corte para deixar os pelos das costeletas curtos e do queixo mais longos.
- Use a tesoura em locais onde a máquina de corte não funciona. Inclusive, se você não tiver a máquina em casa, pode cortar os pelos com a ajuda do pente e tesoura. Basta penteá-los e aparar no comprimento desejado.
- Na região das bochechas, aplique gel ou espuma de barbear, estique a pele para cima e faça a barba.
>Calvície: Saiba Tudo Sobre Esse Assunto
Por fim, lave com água morna e aplique o óleo para barba ou gel hidratante à sua escolha.
Barbas compridas
- Neste caso, use pente e tesoura para modelar: desembarace os pelos e penteie a barba para baixo e apare os pelos mais compridos para obter uniformidade.
- Na sequência, corte da mandíbula ao queixo, do mais curto ao mais longo, respectivamente. O segredo para fazer uma barba longa parecer limpa e bem cuidada é remover todos aqueles pelos excessivamente longos e raspar a área das bochechas.
Confira outras dicas em nosso vídeo:
4. Escolha um tipo de barba que combine com seu estilo
São muitas opções, viu? Dê uma olhadinha nessas ideias:
5. O bigode também precisa de manutenção, é claro
Os cuidados envolvem, inclusive, uma higiene caprichada após as refeições, já que a região pode acumular resíduos de alimentos. Além disso, uma vez escolhido o formato do bigode, é preciso apará-lo constantemente – pode ser com a própria máquina de corte e uma tesourinha.
Para manter o estilo volumoso, se esse for o seu caso, pentes menores também são bem-vindos na hora de arrumá-lo.
>Tipos de barba para cada rosto (e como cuidar de cada uma)
6. Produtos-chave na rotina de cuidados
Além do bom e velho shampoo e condicionador, existem outros cosméticos que ajudam a manter o território saudável. Os bálsamos, por exemplo, são uma alternativa ao condicionador, com a diferença de que são sem enxágue. A categoria é ideal para hidratar e evitar irritações.
Os óleos para barba, feitos à base de óleos vegetais, ajudam a repor os nutrientes dos fios e hidratando os pelos da pele do rosto. Basta espalhar algumas gotinhas na palma das mãos, de acordo com o tamanho da sua barba, e fazer a aplicação sem enxágue. Ele é ótimo especialmente para quem tem a barba longa e mais ressecada.
As ceras para bigode, por sua vez, além de modelar os fios, neutralizam odores indesejados e também cuidam da pele dessa região. Esses produtos têm a função de manter o bigode no lugar, mas de uma forma bastante natural.
Fonte: Allthingshair