Mitos e verdades sobre os cuidados com os cabelos em casa; dicas para ter fios fortes e brilhosos!

Lavar os cabelos com água quente ou dormir com os fios molhados trazem danos ao couro cabeludo. Veja lista com orientações de dermatologista!

Chá de camomila, pó de café, linhaça, babosa e óleo de coco. Isabella Scherer, Carol Macedo, Thelma Assis, Bruna Linzmeyer e Bruna Inocêncio já compartilharam seus ingredientes caseiros favoritos para cuidar dos cabelos em casa de forma rápida e econômica. Mas ainda há muitos mitos e verdades sobre o assunto. Por isso, a dermatologista Mariana Corrêa desvenda alguns mistérios com o objetivo de promover a saúde dos fios e bem-estar. Anote dicas!




O chá de camomila clareia cabelo escuros?

Mito. O chá de camomila concentrado pode dar uma iluminada nos fios castanhos claros e loiros. Nos fios escuros dificilmente o chá de camomila tem ação clareadora satisfatória. A camomila pode ser utilizada para mudar a tonalidade dos cabelos por conterem uma substância chamada apigenina, que é uma espécie de corante de cor amarela e presente em alguns cosméticos. O extrato de camomila pode se acumular nos fios de cabelo, promovendo um clareamento da tonalidade dos fios após repetidas aplicações.




Os cabelos habituam-se aos xampus?

Mito. O que acontece é que as necessidades capilares mudam com o tempo e os ciclos. Em um determinado momento, seu cabelo pode precisar de mais hidratação, depois de nutrição ou de reconstrução. É importante observar a mudança dos fatores externos e internos, como as alterações hormonais, uso de medicações, envelhecimento, clima e poluição do ar. A mudança dos produtos precisam ser feitas de acordo com a sua necessidade.




Dormir com os cabelos molhados prejudica a raiz?

Verdade. Dormir com os fios molhados pode levar a um quadro de dermatite seborreica, a conhecida caspa. A umidade dos cabelos aumenta a chance de fungos no couro cabeludo. Além disso, dormir com os cabelos molhados pode quebrar e danificar os fios com o atrito nos lençóis e nos travesseiros.




Água quente estraga os cabelos?

Verdade. Assim como a nossa pele sofre ressecamento com a água quente, os fios de cabelo também ficam danificados e mais frágeis. Quem já tem cabelo tingido, a cor pode ficar opaca. Prefira sempre lavar com água gelada.




Arrancar fios brancos faz nascer mais?

Mito. Quando você arranca um fio branco, com o tempo vai nascer outro no local. Arrancar fios brancos repetidamente pode reduzir o volume dos cabelos além de poder irritar o couro cabeludo. Mas não estimula o nascimento de mais fios brancos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *