Alimentos para deixar os cabelos mais fortes e saudáveis

Cada fio de cabelo é composto por células que contém uma proteína chamada queratina.E essas células dos cabelos precisam ser nutridas constantemente com minerais e vitaminas. Com bons hábitos alimentares é possível evitar a queda e melhorar o crescimento capilar.




A saúde do cabelo é um bom medidor da qualidade da sua alimentação. Se você segue um cardápio equilibrado, nutritivo e saudável, provavelmente seus fios serão brilhantes, leves e fortes.

Confira 6 alimentos Super Importantes para Manter a Vitalidade dos Cabelos:




1 – Ovo.

Consumir ovos regularmente ajuda a manter a saúde capilar. Não é de hoje que os ovos fazem parte de receitas caseiras de hidratação dos cabelos. Mas ingeri-lo também é benéfico: o alimento possui proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais como zinco, selênio e ferro. Juntos, esses nutrientes contribuem para o processo de formação capilar e multiplicação das células dos cabelos, deixando-os mais saudáveis. Comer alimentos ricos em proteína contribui para o crescimento do cabelo porque os folículos capilares são feitos principalmente desse nutriente.




2 – Cenoura.

A cenoura é bem nutritiva para os cabelos. Ela ajuda a manter a pigmentação natural (adiando o grisalho por um tempo) e também evita a queda de cabelo. Tudo isso porque ela é rica em betacaroteno – uma substância que atua como excelente antioxidante, desacelerando o envelhecimento das células. Esse mesmo betacaroteno é precursor da vitamina A, o que favorece a nutrição e hidratação dos fios.




3 – Feijão.

Por ser rico em ferro, o feijão é um dos alimentos capazes de evitar a anemia e garantir cabelos mais saudáveis. A leguminosa também é uma excelente fonte de zinco, que auxilia o crescimento do cabelo. Além disso, o feijão fornece aminoácidos essenciais para a formação dos fios. Quando há falta de ferro no corpo, pode levar à queda de cabelo.

Uma ótima mistura é o feijão com a carne vermelha. São alimentos muito complementares. A carne vermelha possui altos níveis de aminoácidos e ferro. Esses nutrientes contribuem bastante para a saúde capilar. E por ter vitamina B, que atua como coadjuvante na formação de queratina, o alimento também é uma excelente opção para manter os fios mais fortes.




4 – Abacate.

O abacate é uma excelente fonte de gordura boa para o organismo. Consumir abacate promove o crescimento do cabelo devido à presença de vitamina E. Essa vitamina protege algumas áreas da pele, como o couro cabeludo do estresse oxidativo do organismo. Sendo assim, os fios ganham mais força e brilho.




5 – Castanhas.

Mais uma categoria de alimentos que tem muito a oferecer ao nosso couro cabeludo: as oleaginosas (castanha do Pará, amêndoas e nozes). Elas são perfeitas para quem sofre com fios quebradiços. Isto porque são ricas em ácidos graxos, que ajudam a fortalecer o cabelo e a dar um aspecto mais encorpado e saudável. Então, uma boa dica é ingerir pelo menos um tipo de oleaginosa por dia.




6 – Frutas Vermelhas.

As frutas vermelhas como amora, mirtilo, framboesa e morango, são ricas em antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce dos fios. Ainda favorecem a microcirculação no couro cabeludo. A vitamina C, encontrada nessas frutas, está ligada também à hidratação e prevenção da queda. Fazer um smoothie de frutas vermelhas é ótimo para os cabelos, pois há um mix de vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes.




FONTE: https://www.jornaldafronteira.com.br/alimentos-para-deixar-os-cabelos-mais-fortes-e-saudaveis/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *