Olá, tudo bem?
Meu nome é Patricia Tamiris, sou consultora de empreendedorismo ProHairVP e
estou aqui para te ajudar a olhar para seu negócio com empreendedora e não apenas como dona ou funcionária.
E o assunto de hoje é: Identidade Visual!
Como seu serviço ou produto está sendo apresentado ao seus clientes?
Qual a sua identidade visual?
Você se preocupa com a imagem de sua empresa?
ou apenas está preocupada em fazer um bom serviço ou vender um bom produto?
Vamos juntos entender o que seria essa identidade e melhorar a apresentação de sua empresa!!!
Vender ou fazer o melhor, já deve fazer parte do indispensável para você;
Agora fazer seu cliente perceber isso já é bem diferente;
Qual percepção seu cliente esta tendo de seu serviço ou produto?
Na minha opinião, a identidade visual seria o DNA da empresa,
carregando toda a sua personalidade de encontro com o que seu público procura.
A maneira com que você apresenta seu negócio ao publico é uma vitrine de oportunidades;
é como sua empresa fica gravado na cabeça das pessoas.
Pensando de maneira prática seria:
Sua marca; seu nome; seu cartão; sua embalagem; seu comportamento, seu atendimento,…. E por ai vai
Existem maneiras diferentes de fazer essa apresentação, e fatores que influenciam na montagem dessa personalidade.
Porém o que é indispensável é criar um pensamento sobre esse assunto, estudar e entender as necessidades:
O primeiro Passo é levantar as seguintes questões:
- Quem são seus clientes?
- Onde eu irei atuar (padrão do local)?
- Como meus clientes se comunicam?
- Quais seriam as maneiras de chegar até eles?
Quanto mais afinidade você tiver com essas respostas, mais afinidade seu publico terá com sua empresa
Pesquisar, entender e colocar isso em prática fará a diferença na estrutura de seu negócio.
Escreva a respostas para essas perguntas acima para ajudar a definir que tipo de identidade visual você deve criar.
(pegue um caderno e coloque de fato escrito essas perguntas e respostas)
Criar uma identidade visual não é algo tão difícil se seguir algumas dicas de maneira prática,
agora senão souber o perfil do seu público se torna algo cansativo e sem valor.
E esse deve ser um exercício constante, pois com o passar dos anos seu publico muda e seu estilo também deve acompanhar essas mudanças.
Então o que iremos fazer serve para você que não tem nada feito, mas também para você renovar o que já foi feito!
Aqui vão algumas dicas para te ajudar a criar a sua :
Dica 1:
Escolha um nome
após escolher, faça alguns testes, pesquise no google para ver o que linka esse nome no online,
escreva em um papel e peça para alguém ler esse em voz alta (veja se esta sendo facilmente pronunciável )
e o mais importante, veja se esta descrevendo seu negocio.
Dica 2:
Tipografia
Escolha a maneira de escrever esse nome, o tipo de letra, pode ser uma fonte por exemplo.
(Opte por fontes legíveis, maneira que o cliente bata o olho e consiga ler facilmente
Dica 3
Escolha as cores
Escolha cores que te agradem,e que combinem com o estilo que tem em mente
(Vale a pena dar uma olhadinha no estudo de cores, o significado e o que ela transmite)
As cores podem influenciar em seu espaço físico, no subconsciente de seu cliente, faça com atenção!
Dica 4
Aproveite para criar um logotipo
uma maneira que represente sua empresa em qualquer lugar, com certeza você tem em mente marcas que só de ver o logotipo você já reconheceria , como Nike, Adidas, Coca Cola….
existem especialistas nessa área, se tiver verba para contratar um seria perfeito,
mas pensando de modo simples e acessível, faça algo que goste, existem Aplicativos que auxiliam nessa criação.
Dica 5
Reúna tudo que foi feito
Agora formate tudo isso junto para ver como ficou,
junte o logotipo, com as cores com o nome e crie por exemplo um cartão de visita para ter idéia de como ficou.
não se esqueça que seus cliente irão enxergar sua empresa dessa maneira,
peça para algumas pessoas de sua confiança darem uma olhada e dizerem o que acharam, para ver se é a percepção que você quer causar
Dica 6
Tenha em mãos
Por ultimo faça um teste de impressão, imprima toda essa idéia e veja em mãos como ficou toda sua criação
faça ajuste necessários e finalize seu projeto de identidade visual.
PARABÉNS!!! Agora sua empresa tem uma Identidade!!! Uma Personalidade Própria!!!
E o melhor de tudo é que foi você mesma quem fez!!!
Não esqueça de salvar tudo isso, para que possa usar em tudo que for fazer relacionado ao marketing da sua empresa daqui em diante …
Espero ter ajudado e que você possa abrir a mente para o potencial que você e sua empresa pode ter.
Veja Também sobre identidade virtual
Conteúdo Patricia Tamiris, Consultora de negócios ProHair
http://www.instagram.com/patricia.tamiris