Já parou para perceber que as fórmulas dos seus cremes favoritos estão cheias de vitaminas? Muitas delas conseguimos com uma alimentação equilibrada, porém, seu uso tópico dá aquela forcinha quando pensamos nos cuidados com a pele e cabelos. Abaixo, te explicamos quais são as principais vitaminas encontradas nos cosméticos e porque elas são tão importantes:
Vitamina A
Controla a oleosidade da pele e tem efeito pró-aging (nome muito mais adequado que anti aging, né?), pois atua diretamente na produção de melanina, contribuindo para uma pele mais viçosa e com menos manchas. Tais atributos soaram familiares? É que um dos derivados da vitamina A é o retinol, muito presente na cosmetologia e encontrado em séruns, gel, cremes e cápsulas.
Vitamina B3
Recomendada para uso tópico, a B3 (a.k.a. niacinamida) faz parte do complexo B e é uma potente cicatrizadora. “Ela estimula a síntese de ceramidas, ácidos graxos, queratina e filagrina, retendo a água na pele e deixando-a hidratada”, explica a dermatologista Katleen Conceição. “Também é aliada no tratamento de acne, por seu efeito anti-inflamatório”, complementa a dermato Juliana Neiva.
Vitamina B5
Chamada de pantenol, quando aplicada topicamente − seja em cremes, pomadas e até demaquilantes com concentração entre 0,5% e 2% − é convertida em ácido pantotênico, uma substância natural do nosso organismo. Assim, ajuda na hidratação celular, além de prevenir os sinais do envelhecimento precoce, aumentando o nível de glutationa, molécula antioxidante das células.
Vitamina B7
Atende ainda por biotina, prazer! Sua principal função é promover o crescimento celular, além de ajudar na redução de açúcar no sangue. Tem alto poder fortalecedor para as unhas e os cabelos, se tornando uma poderosa aliada contra a calvície. Seu uso é via oral − seja em cápsulas, gotas ou gominhas de gelatina. “A deficiência crônica de vitamina B7 pode acarretar dermatites”, alerta Katleen.
ABC das vitaminas (Foto: Getty Images)
Vitamina B12
Possui importante papel no desenvolvimento do metabolismo do corpo como um todo e, consequentemente, na pele. Quando em déficit, pode ocasionar a aparição de acne. Segundo Katleen, a B12 atua diretamente na síntese de células nervosas e na formação e na maturação de células vermelhas. Por isso, também regula a pigmentação. Encontrada em alimentos de origem animal, pode ser suplementada em forma de cápsulas.
Vitamina C
Sem dúvidas, a vitamina C − ou ácido ascórbico− faz parte do dream team do skincare. Muito comum em hidratantes, sabonetes, máscaras faciais e em versões concentradas, tem benefícios múltiplos. “Podemos citar seu papel antioxidante, além da atuação na síntese de colágeno e na produção da melanina”, afirma a dermatologista Patrícia Silveira. Ah, ela também age como fotoprotetor celular.
Vitamina D
Pode ser captada pela exposição moderada ao sol (recomenda-se 20 minutos, três vezes por semana) e pelo uso tópico de cosméticos. Favorece a renovação celular e, por isso, possui alto poder cicatrizante. É normal também encontrar o ativo em pomadas para assadura, por exemplo. Segundo a médica Juliana Neiva, a vitamina D funciona melhor quando aliada a outros ativos, como o ácido hialurônico.
Vitamina E
Age diretamente contra os radicais livres, protege a camada celular e possui ação regeneradora. Quando usada em conjunto com a vitamina C, potencializa o efeito antioxidante − o que resulta em uma combinação potente para as peles maduras. Por estar muito presente em óleos, deve ser usada com cuidado para não causar efeito rebote. Fica a dica e, agora, partiu arrasar no uso destes ativos?