7 Dicas importantes para cortar o cabelo em casa

Se cortar o cabelo em casa fosse tão fácil, não precisariam existir os cabeleireiros. Mas, é possível aprender a fazer o básico para dar uma boa manutenção nos fios por conta própria. Claro que a prática leva à perfeição, então comece com cuidado e paciência, sem querer radicalizar, para ir pegando o jeito até sentir segurança. Veja quais são as dicas mais importantes para cortar o cabelo em casa.

1. Mantenha os fios molhados

Os cabelos podem ser cortados secos ou molhados, vai depender do corte e da técnica. Mas, para quem não é profissional, o mais fácil é deixar o cabelo molhado. Apenas lembre-se que o fio fica mais comprido quando está molhado, então tenha cuidado para não cortar demais, pois ele vai ficar ainda mais curto ao secar.

Para manter o cabelo molhado durante o corte, prepare um borrifador com água e vá borrifando conforme a necessidade.

2. Prepare o cabelo para o corte

O primeiro passo é lavar o cabelo normalmente, com xampu e condicionador. Não aplique finalizador antes de cortar. Depois de lavar, retire todo o excesso de água com a toalha, mas mantenha o cabelo bem úmido. Penteie para desembaraçar e divida por mechas, separando as partes de baixo para cima, e nas laterais.

3. Tenha as ferramentas adequadas

Não vá pegar a sua tesoura de cozinha para cortar o cabelo. Não é só por causa da falta de higiene, mas também porque a tesoura de cabelo precisa ser mais fina e bem afiada para cortar com facilidade e ficar confortável na sua mão.

Além de uma tesoura própria para cortar cabelo, tenha um pente para separar as mechas, borrifador, espelho para colocar na sua frente e atrás, e prendedores firmes para manter as mechas separadas.

4. Cuidado especial com cabelos alisados

O corte escolhido deve levar em conta a forma como você mantém o seu cabelo. Você tem progressiva? Usa chapinha com frequência? O cuidado básico é nunca passar a tesoura em linha reta nas pontas do cabelo solto, pois é bem comum ficar torto. Quando o cabelo é alisado, fica ainda mais perceptível quando está torto. Tenha o cuidado de posicionar a tesoura na diagonal e ir cortando pontinha por pontinha, comparando um lado com o outro.

5. Comece aos poucos

Se você não tem prática com corte de cabelo, vá devagar. Procure mexer apenas nas pontas, seja da franja ou do comprimento do cabelo. Tire só as pontinhas duplas e use a tesoura mais na vertical do que na horizontal para evitar aquele corte reto, que na verdade fica torto. Lembre-se que o cabelo vai diminuir de tamanho quando secar, então deixe um pouco mais comprido do que pretende que fique o resultado.

6. Siga exemplos simples

No YouTube você encontra muitos vídeos de pessoas mostrando como cortar o cabelo sozinha. Aliás, veja esse artigo com 6 maneiras de cortar seu cabelo em casa, que tem vários exemplos. Mas, quando você está insegura, o melhor é seguir os exemplos mais simples e rápidos, que sejam fáceis de fazer sem ajuda, e ensinados por profissionais. Se o seu cabelo não tem progressiva, é longo e você gosta das pontas mais curvadas, veja esse vídeo de um corte para fazer em poucos minutos:

7. Faça uma revisão depois de cortar

Quando terminar de fazer o corte, solte o cabelo, dê uma jogadinha nos fios e veja se tem alguma mecha mais comprida sobrando ou se está do seu gosto. Pode ser que você só perceba algum erro ou diferença entre mechas quando o cabelo já estiver seco, é normal. Então, corrija só aquela parte, com cuidado para não cortar demais.

Fonte: DicasOnline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *