Além de talento, para se destacar no ramo dos penteados é necessária muita técnica. Não só a execução e beleza, mas também a durabilidade dos penteados são fatores que levam o seu trabalho a ser recomendado pelas clientes.
Com a intenção de te preparar para usar todo seu talento com mais confiança, veja abaixo dicas de dois mestres do styling: Nilza Bezerra, do Studio W Campinas, e Jairo di Lima, do Blend na capital paulista.
Defina o que será feito
Antes de tudo, ouça a cliente: o que ela deseja? Que impacto deseja causar? Ofereça opções, troque ideias e estabeleça uma estratégia para construir o look. Para isso é importantíssimo saber tudo sobre os planos dela: como será o vestido, sapatos que irá calçar, que maquiagem tem em mente, qual horário da festa.
Teste e registre
Nunca deixe fazer um teste de penteado com antecedência, principalmente em noivas. E quando pronto, fotografe o resultado de vários ângulos e anote em uma ficha as técnicas adotadas para elaborá-lo. Você precisa entregar exatamente o que prometeu.
Limpeza e preparação
O cabelo precisa estar o mais limpo possível, livre de resíduos. Utilize pouco ou nenhum condicionador. Antes de começar, lave as madeixas apenas com xampu de limpeza ou com uma fórmula purificante. Cuidado: cabelos com progressiva ficam muito oleosos na raiz. Nada de tensoativos agressivos, que estimulem ainda mais a oleosidade.
Secar da maneira correta
Depois da lavagem, retire 70% da umidade com o secador, direcionando o jato sempre para baixo. Vá penteando com os dedos para evitar que os fios embaracem.
Texturizando
Segundo Nilza, durante a secagem, é interessante o uso de mousse ou spray de volume para dar textura. “Protetor térmico leve é fundamental, assim como um spray seco e também levinho durante a execução do penteado. Para finalizar, mais spray, de jato seco, com fixação forte””, diz ela.
Modelar raiz e pontas
Jairo conta que costuma escovar a cabeleira levantando a raiz. “Faço isso em todas as seções, direcionando-as para trás. Aproveito para modelar as pontas”, diz ele.
Enrolados
Para a preparação de penteados presos com textura ondulada, devem ser feitos rolinhos com os dedos em toda a cabeça, os chamados boucles. Enrole também as mechas torcidas no ferro, sempre aplicando um spray termoativado.
Hora da pausa
Finalizada a preparação, encaminhe a cliente para a maquiagem o quanto antes. Além de otimizar o tempo do processo, maquiar durante evita de amassar o penteado finalizado, e dá tempo para o cabelo esfriar.
Dica para os cachos
“Nos penteados que pedem ondas bem marcadas, trabalhe toda a borda do cabelo com babyliss fino e adote o aparelho mais grosso nos fios centrais. Isso agiliza o processo sem interferir no resultado”, indica Jairo.
Fique atento
Os experts avisam: JAMAIS aplique spray fixador antes de modelar os fios com uma ferramenta de calor. Essa prática danifica a fibra capilar. Esteja atento à fórmulas com proteção térmica.
Para um penteado duradouro
“O uso de spray em excesso no cabelo fino pode gerar peso, fazendo com que ele despenque e o penteado não dure a noite toda”, alerta Nilza.
Para cachos leves
Para criar cachos mais descontraídos utilize a chapinha: enrole as seções em boucles quando a cabeleira ainda estiver quente e prenda com grampo.
Pulo do gato
Para cabelos muito ralinhos e que não dão para desfiar com o pente, use cera em pó para levantar a raiz.
Cuidado com o spray
NUNCA aplique spray fixador no cabelo desfiado com o pente: você não conseguirá desmanchá-lo precisar.
Finalizando
Para dar vida e brilho às madeixas, utilize pomadas e finalizadores (como já diz o nome, ao finalizar).
Para terminar
Mantenhas o spray de jato seco a pelo menos 30 cm de distância da cabeça para evitar molhar os cabelos com o produto. Se molhar, você pode perder as formas do penteado.
Gostou das dicas? Compartilhe elas com seus colegas e parceiros de trabalho.